SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Thauma e pensar bem na educação infantilAnálise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GIMENEZ, Felipe Vieira  e  MACIEL, Carina Elisabeth. Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.215-236.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7918.

Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre a ação “Bolsa Permanência” na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande, como estratégia para favorecer a permanência nos cursos de graduação presencial. O presente texto é resultado de pesquisa realizada em rede e produto de dissertação já defendida, por meio do qual buscamos o desvelamento do real, intrínseco nas práticas sociais e na materialização das políticas educacionais. A pesquisa é de caráter exploratório e tem natureza bibliográfica e documental, apresentando como fontes relatórios e documentos institucionais do MEC e da UFMS para o período 2013, 2014 e 2015. Os resultados indicam que a bolsa permanência, vinculada à política de assistência estudantil na UFMS, constituiu estratégia política que favorece, mas não garante, a permanência dos estudantes no campus universitário por meio de bolsas e auxílios financeiros concedidos no âmbito da ação Bolsa Permanência.

Palavras-chave : Assistência Estudantil; Educação Superior; Permanência; UFMS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )