SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Analyses of educational policies: the policy cycle approach and the contributions of Pierre BourdieuThe teaching in the youth and adults education, between precarization and the challenges of continuing education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi  and  TINTI, Douglas da Silva. O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.253-272.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8057.

O texto tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento das pesquisas brasileiras sobre projetos e programas desenvovidos no contexto das políticas públicas de expansão da Educação Superior e que tratam especificamente da formação de professores. Foram consideradas as produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores ‘expansão da educação superior’ e ‘formação de professores’, vinculados a todos os campos de busca dos trabalhos. Foram encontrados e analisados 15 estudos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre o contexto em que as pesquisas foram desenvolvidas, seus objetivos, referenciais teóricos, metodologias e principais resultados apresentados pelo pesquisador. Os dados foram sistematizados em quadros-síntese na perspectiva de identificar tendências teórico-metodológicas, locus de produção e objetos de estudo na interface com os resultados apresentados. Os resultados deste trabalho indicam uma concentração de produção nas universidades públicas, apontam uma pluralidade de aportes teóricos utilizados e uma ênfase na utilização de metodologias de análise documental e estudos de caso.

Keywords : Estado do Conhecimento; Expansão da Educação Superior; Formação de Professores; Políticas e Programas Institucionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )