SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre BourdieuProfessores na educação de jovens e adultos: inserção, precarização e formação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi  e  TINTI, Douglas da Silva. O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no Brasil. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.253-272.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8057.

O texto tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento das pesquisas brasileiras sobre projetos e programas desenvovidos no contexto das políticas públicas de expansão da Educação Superior e que tratam especificamente da formação de professores. Foram consideradas as produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores ‘expansão da educação superior’ e ‘formação de professores’, vinculados a todos os campos de busca dos trabalhos. Foram encontrados e analisados 15 estudos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre o contexto em que as pesquisas foram desenvolvidas, seus objetivos, referenciais teóricos, metodologias e principais resultados apresentados pelo pesquisador. Os dados foram sistematizados em quadros-síntese na perspectiva de identificar tendências teórico-metodológicas, locus de produção e objetos de estudo na interface com os resultados apresentados. Os resultados deste trabalho indicam uma concentração de produção nas universidades públicas, apontam uma pluralidade de aportes teóricos utilizados e uma ênfase na utilização de metodologias de análise documental e estudos de caso.

Palavras-chave : Estado do Conhecimento; Expansão da Educação Superior; Formação de Professores; Políticas e Programas Institucionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )