SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47The state of knowledge of research on teacher education in the framework of the expansion of higher education in BrazilPassive revolution and the formative role of philosophy in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PASSOS, Joana Celia. Professores na educação de jovens e adultos: inserção, precarização e formação continuada. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.273-288.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887.

O presente texto apresenta reflexões sobre a formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em uma Rede Municipal de Ensino, explorando suas interfaces com os processos de ingresso e de constituição da docência nessa modalidade educativa. Análise documental e entrevistas foram os procedimentos metodológicos utilizados para compreensão do objeto. Como resultados principais, evidenciou-se a desvantagem apresentada da EJA no conjunto das políticas educacionais, dado que a concepção de provisoriedade dos gestores públicos não os permite assumir a educação como direito para jovens e adultos, o que reflete na baixa institucionalização dessa modalidade nos sistemas de ensino.

Keywords : Docência; Educação de Jovens e Adultos; Formação continuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )