SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47O estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores no quadro da expansão da educação superior no BrasilRevolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

PASSOS, Joana Celia. Professores na educação de jovens e adultos: inserção, precarização e formação continuada. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.273-288.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887.

O presente texto apresenta reflexões sobre a formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em uma Rede Municipal de Ensino, explorando suas interfaces com os processos de ingresso e de constituição da docência nessa modalidade educativa. Análise documental e entrevistas foram os procedimentos metodológicos utilizados para compreensão do objeto. Como resultados principais, evidenciou-se a desvantagem apresentada da EJA no conjunto das políticas educacionais, dado que a concepção de provisoriedade dos gestores públicos não os permite assumir a educação como direito para jovens e adultos, o que reflete na baixa institucionalização dessa modalidade nos sistemas de ensino.

Palabras clave : Docência; Educação de Jovens e Adultos; Formação continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )