Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
PASSOS, Joana Celia. Professores na educação de jovens e adultos: inserção, precarização e formação continuada. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.273-288. Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887.
O presente texto apresenta reflexões sobre a formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em uma Rede Municipal de Ensino, explorando suas interfaces com os processos de ingresso e de constituição da docência nessa modalidade educativa. Análise documental e entrevistas foram os procedimentos metodológicos utilizados para compreensão do objeto. Como resultados principais, evidenciou-se a desvantagem apresentada da EJA no conjunto das políticas educacionais, dado que a concepção de provisoriedade dos gestores públicos não os permite assumir a educação como direito para jovens e adultos, o que reflete na baixa institucionalização dessa modalidade nos sistemas de ensino.
Palavras-chave : Docência; Educação de Jovens e Adultos; Formação continuada.