SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Professores na educação de jovens e adultos: inserção, precarização e formação continuadaA formação do pedagogo na educação a distância: alguns dilemas e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

NOSELLA, Paolo  e  GAIDARGI, Alessandra Maria Martins. Revolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.289-300.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.6020.

Este texto é um estudo em desenvolvimento, um work in progress, em que apresentamos anotações preliminares que serão aprofundadas posteriormente em ensaios. Defendemos que a fecundidade teórica da categoria revolução passiva, que Antonio Gramsci desenvolve nos seus escritos, possibilita análise profunda e crítica da revolução midiática em curso. A primeira parte ilustrará o conceito de revolução passiva em Gramsci; a segunda verterá sobre a revolução passiva na cultura brasileira em geral e, atualmente, sobre a indiscriminada e ampla utilização das mídias pelos jovens estudantes de ensino médio; a terceira defenderá a proposta do ensino da filosofia na escola média como instrumento de reconstrução unitária e responsável da concepção de mundo pelos jovens adolescentes.

Palavras-chave : Ensino Médio; Filosofia; Revolução Passiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )