Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
NOSELLA, Paolo e GAIDARGI, Alessandra Maria Martins. Revolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.289-300. Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n47.6020.
Este texto é um estudo em desenvolvimento, um work in progress, em que apresentamos anotações preliminares que serão aprofundadas posteriormente em ensaios. Defendemos que a fecundidade teórica da categoria revolução passiva, que Antonio Gramsci desenvolve nos seus escritos, possibilita análise profunda e crítica da revolução midiática em curso. A primeira parte ilustrará o conceito de revolução passiva em Gramsci; a segunda verterá sobre a revolução passiva na cultura brasileira em geral e, atualmente, sobre a indiscriminada e ampla utilização das mídias pelos jovens estudantes de ensino médio; a terceira defenderá a proposta do ensino da filosofia na escola média como instrumento de reconstrução unitária e responsável da concepção de mundo pelos jovens adolescentes.
Palavras-chave : Ensino Médio; Filosofia; Revolução Passiva.