SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Revisão integrativa: letramentos do idoso e os círculos de cultura freireanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MENEZES JUNIOR, Antonio da Silva  y  BRZEZINSKI, Iria. A Teoria do Agir Comunicativo e a Formação Médica: análise crítica das competências curriculares e da relação médico-paciente. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.441-456.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8757.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, com base na Teoria do Agir Comunicativo, de Habermas. As categorias analisadas são: linguagem (construção coletiva de identidade), ação comunicativa (razão comunicativa), trabalho, interação e poder (ação instrumental), mundo do sistema e mundo da vida. As políticas de formação desses profissionais (mundo do sistema), oriundas de um modelo desagregado do contexto social e cultural (mundo objetivo) e voltadas ao mercado do trabalho, distanciam-se do mundo subjetivo habermasiano. Destoam, também, da formação omnilateral necessária para a transformação e a inserção social no contexto de uma modernidade tardia. As políticas instituídas reproduzem o modelo neoliberal quando não agregam a possibilidade de inclusão do outro e não estabelecem a possibilidade do diálogo como processo de (re) construção das relações humanas, em especial da relação médico-paciente e do trabalho em equipe multiprofissional.

Palabras clave : Formação Médica; Pesquisa Qualitativa; Políticas curriculares; Relação Médico-Paciente; Teoria do Agir Comunicativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )