SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Literatura carcerária: educação social por meio da Educação, da escrita e da leitura na prisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

HAMALAINEN, Juha. Pedagogia Social como uma Disciplina Científica - um Ramo de Estudos Acadêmicos e um Campo de Prática Profissional. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.17-34.  Epub 29-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12393.

Este artigo baseia-se em produções que tratam de aspectos da pedagogia social analisados por Hämäläinen, individual e coletivamente, como a ambiguidade conceitual da pedagogia social, a natureza da pedagogia social como disciplina acadêmica, a orientação pedagógica social no trabalho social e no trabalho com jovens, as formas de usar o conceito na Alemanha e na Finlândia, bem como a visão geral do campo, incluindo considerações semânticas e históricas. São empregadas ainda outras fontes de informação, especialmente materiais em que tradições nacionais de pedagogia social e debates sobre sua natureza são introduzidos, comparados, decodificados e clarificados Metodologicamente este trabalho é baseado, principalmente, na análise de conceitos históricos.

Palavras-chave : Educação Social; Finlândia; Pedagogia Social; Trabalho Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )