SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Pedagogia Social como uma Disciplina Científica - um Ramo de Estudos Acadêmicos e um Campo de Prática ProfissionalDiversidade cultural no espaço escolar: implicações no ensino, na aprendizagem e nos processos de subjetivação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SILVA, Roberto da; PASSOS, Thais Barbosa  y  MARQUES, Marineila Aparecida. Literatura carcerária: educação social por meio da Educação, da escrita e da leitura na prisão. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.35-50.  Epub 29-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12392.

O artigo, que trata de problema de pesquisa investigado pelo GEPÊPRIVAÇÃO e seus pesquisadores, com orientação do Prof. Dr. Roberto da Silva, na Faculdade de Educação da USP, visa a caracterização da literatura carcerária desenvolvida sob a égide da alfabetização de adultos e da recente regulamentação da Educação em Prisões, considerando as transformações e adaptações ao longo dos tempos. Além da discussão teórica e conceitual, o artigo apresenta, a título de exemplo, livros escritos por presos e presas, agentes penitenciários, professores e juízes como a nova dimensão dessa literatura carcerária. O artigo recorre à Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth, e à literatura de testemunho, de Márcio Seligmann-Silva, para embasar seus argumentos.

Palabras clave : Cartas-Denúncia; Educação Prisional; Literatura Carcerária; Literatura de Testemunho; Teoria do Reconhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )