SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Carcerary literature: social education through education, writing and reading in prisonThe social pedagogy in prison implications and intramuro practices: reflections of a study in the State of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas  and  SOUZA NETO, João Clemente de. Diversidade cultural no espaço escolar: implicações no ensino, na aprendizagem e nos processos de subjetivação. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.51-70.  Epub June 29, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12380.

Esta pesquisa analisa relações interpessoais e educativas entre docentes e alunos(as) imigrantes bolivianos(as), descendentes de bolivianos(as) e não bolivianos(as) em sala de aula, nas dependências de uma escola pública do Ensino Fundamental II, no município de São Paulo. Teve como objetivos verificar o cumprimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural e da Lei de Migração, e identificar a ocorrência de negligência, discriminação e/ou opressão. Os procedimentos metodológicos adotados foram a observação e o registro sistemático da atuação de dois professores colaboradores das turmas de 8o e 9o anos de reuniões de Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, de pais e de áreas comuns. Pôde-se observar que os docentes e o alunado sofrem a interferência de aspectos subjetivos preconceituosos e discriminadores que impedem uma convivência harmônica entre imigrantes e descendentes e não imigrantes, com reflexos no seu crescimento pessoal e escolar. Nossa conclusão é de que a instituição escolar se mostra em descompasso com a legislação vigente.

Keywords : Imigrantes Bolivianos; Educação; Preconceito; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )