SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A atuação do educador social em organizações do terceiro setorA formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

ZANELLA, Maria Nilvane; LARA, Angela Mara de Barros  y  CABRITO, Belmiro Gil. Educação social e escolar e o direito à educação na medida socioeducativa. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.155-173.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11431.

O artigo é produto de reflexões sobre a articulação entre educação social e educação escolar para viabilizar o retorno à escola de adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas de internação e semiliberdade ou em cumprimento de medidas em meio aberto. Apresenta, inicialmente, reflexões sobre os fundamentos da educação social como forma de evidenciar a função da educação escolar, problematizando questões - atrasos, violências domésticas e comunitárias, dentre outras - que têm contribuído para que a escola e seus profissionais não consigam realizar a sua função social, que é ensinar. Além disso, evidencia as confusões teóricas sobre o papel de cuidar e educar, discutindo como os problemas disciplinares interferem na organização das escolas públicas e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, avançamos para proposta de modo de operar a rede de proteção socioassistencial e de saúde para garantir a inserção e a permanência escolar de adolescentes durante ou depois do cumprimento da medida socioeducativa, incluindo uma lista de sugestões de articulação dos programas de atendimento socioeducativo com as instituições escolares. O estudo realiza uma pesquisa bibliográfica e documental para a análise de políticas educacionais.

Palabras clave : Educação Escolar; Educação Social; Medida Socioeducativa; Adolescente em conflito com a lei; Indisciplina escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )