SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciárioO esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MONTEIRO, Iraelza Fátima Coelho  y  MONTEIRO, Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Ortiz. A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala Verde. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.201-218.  Epub 30-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7285.

Este artigo refere-se a uma pesquisa quali-quantitativa voltada à análise das representações sociais sobre Educação Ambiental (EA) de professores no Ensino Fundamental II. Focaliza o Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que tem por objetivo difundir espaços socioambientais nos municípios brasileiros, entre os quais o município de Taubaté, no Vale do Paraíba paulista, universo desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: primeiro, 388 professores responderam a um questionário e, posteriormente, 7 docentes participaram de entrevistas. Os textos foram sistematizados no programa Alceste e classificados em agrupamentos de discurso. Neste artigo, foram analisadas duas classes que organizam as representações dos professores a partir da relevância conferida por eles à EA. Os resultados indicam a importância da formação continuada para a efetivação da EA nas escolas de forma interdisciplinar.

Palabras clave : Educação Ambiental; Projeto Sala Verde; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )