SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Environmental education in the social representations of teachers and the importance of the Green Room ProjectThe term quality in the periodical Ensino Superior: a research that sought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BENDRATH, Eduard Angelo  and  BASEI, Andreia Paula. O esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.219-237.  Epub July 02, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7509.

As mudanças no cenário educacional nas últimas décadas têm fomentado novas perspectivas para a formulação e implementação de políticas públicas, pelas quais as políticas públicas educacionais gradativamente são orientadas para processos de ampliação da jornada escolar paliativos, pois são focadas em atividades complementares curriculares. O esporte, caracterizado como fenômeno social inserido no ambiente escolar, constitui um dos principais eixos articuladores de tais políticas. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer os pressupostos teóricos do debate sobre as possibilidades que o esporte apresenta de fomentar as bases do capital social das comunidades escolares. Foram analisados os documentos que orientam a política de atividades complementares curriculares do estado do Paraná e concluiu-se que o esporte, enquanto ação educativa poderia potencializar a acumulação de capital social com base em princípios, normas e valores específicos de grupos sociais com interesses comuns.

Keywords : Atividades Complementares Curriculares; Capital Social; Esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )