SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A educação ambiental nas representações sociais de professores e a importância do Projeto Sala VerdeO termo qualidade na revista Ensino Superior: uma pesquisa que buscou a concepção de qualidade no ensino superior privado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BENDRATH, Eduard Angelo  e  BASEI, Andreia Paula. O esporte como atividade complementar curricular: uma análise a partir da teoria do capital social. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.219-237.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7509.

As mudanças no cenário educacional nas últimas décadas têm fomentado novas perspectivas para a formulação e implementação de políticas públicas, pelas quais as políticas públicas educacionais gradativamente são orientadas para processos de ampliação da jornada escolar paliativos, pois são focadas em atividades complementares curriculares. O esporte, caracterizado como fenômeno social inserido no ambiente escolar, constitui um dos principais eixos articuladores de tais políticas. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer os pressupostos teóricos do debate sobre as possibilidades que o esporte apresenta de fomentar as bases do capital social das comunidades escolares. Foram analisados os documentos que orientam a política de atividades complementares curriculares do estado do Paraná e concluiu-se que o esporte, enquanto ação educativa poderia potencializar a acumulação de capital social com base em princípios, normas e valores específicos de grupos sociais com interesses comuns.

Palavras-chave : Atividades Complementares Curriculares; Capital Social; Esporte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )