SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48The term quality in the periodical Ensino Superior: a research that soughtThe research on education: the educational management as a theme to debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LEONARDO, Fátima Cristina Luiz; MURGO, Camélia Santina  and  SENA, Bárbara Cristina Soares. A ação pedagógica e a autoeficácia docente no ensino superior. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.255-272.  Epub July 02, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8058.

Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de autoeficácia de professores em suas práticas pedagógicas. Participaram nove docentes, de ambos os sexos, com idade entre 28 e 63 anos, de uma universidade particular do estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram realizados encontros de grupo focal. A primeira categoria de análise mostrou que os professores identificam a interferência das três fontes de formação de crenças preconizadas pela literatura. Mencionam que tanto as aprendizagens vicárias quanto as experiências pessoais em sala de aula, bem como o feedback que recebem dos superiores, pares e dos próprios alunos, atuam como fontes de formação das suas crenças de autoeficácia. Já a segunda categoria revelou que os professores associam suas práticas pedagógicas a suas crenças de autoeficácia. Novos estudos são recomendados para que a compreensão acerca dos impactos da autoeficácia na ação docente seja mais bem dimensionada e, com isso, possam ser viabilizadas práticas pedagógicas exitosas na educação superior.

Keywords : Ação Docente; Autoeficácia; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )