SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48The judicialization of public policies and the right to child educationHigher education in time of crisis: is there space in the education policies for the discussion of the university teacher? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  and  MUNARO, Ana Cristina. A narrativa transmídia no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.317-337.  Epub July 02, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8182.

O uso de histórias combinado com as tecnologias de informação e comunicação pode ser uma solução para integrar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver e compartilhar o conteúdo com maior efetividade. O estudo faz uma revisão bibliográfica para verificar a efetividade do uso da estratégia da narrativa transmídia para o engajamento de adolescentes nesse processo. A pesquisa buscou nas bases de dados da Web of Science e Periódicos Capes os artigos da área de Educação, sem delimitação de língua, com os termos: narrativas transmídia na educação, transmídia storytelling e aprendizado transmídia. Como resultados, nota-se que muitos dos estudos são exploratórios; percebem-se certos equívocos na implantação da narrativa transmídia em sala de aula, utilizando-se, muitas vezes, as narrativas dissociadas da comunicação transmídia; a metodologia também vem sido implantada de forma complementar com o ensino por estudos de caso e por resolução de problemas. Mesmo assim, o uso de narrativa transmídia na educação consegue engajar os docentes e parece ser bem efetivo para o aprendizado.

Keywords : Engajamento; Ensino-aprendizagem; Narrativa transmídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )