SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A judicialização das políticas públicas e o direito à educação infantilEducação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski  e  MUNARO, Ana Cristina. A narrativa transmídia no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.317-337.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8182.

O uso de histórias combinado com as tecnologias de informação e comunicação pode ser uma solução para integrar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, de forma a desenvolver e compartilhar o conteúdo com maior efetividade. O estudo faz uma revisão bibliográfica para verificar a efetividade do uso da estratégia da narrativa transmídia para o engajamento de adolescentes nesse processo. A pesquisa buscou nas bases de dados da Web of Science e Periódicos Capes os artigos da área de Educação, sem delimitação de língua, com os termos: narrativas transmídia na educação, transmídia storytelling e aprendizado transmídia. Como resultados, nota-se que muitos dos estudos são exploratórios; percebem-se certos equívocos na implantação da narrativa transmídia em sala de aula, utilizando-se, muitas vezes, as narrativas dissociadas da comunicação transmídia; a metodologia também vem sido implantada de forma complementar com o ensino por estudos de caso e por resolução de problemas. Mesmo assim, o uso de narrativa transmídia na educação consegue engajar os docentes e parece ser bem efetivo para o aprendizado.

Palavras-chave : Engajamento; Ensino-aprendizagem; Narrativa transmídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )