SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48A narrativa transmídia no processo de ensino e aprendizagem de adolescentesO ideário científico-pedagógico de Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova e atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CANAN, Silvia Regina  e  SANTOS, Camila de Fátima Soares dos. Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.339-361.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8201.

O presente artigo objetiva refletir sobre o contexto da educação superior em tempos de crise nesta segunda metade do século XXI, considerando a profissionalização do docente. Esse debate é fruto de uma pesquisa bibliográfica que tem base em estudos teóricos desenvolvidos no Núcleo de Estudos em Políticas e Processos de Educação Superior (NEPPES) do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW, vinculado a linha de Pesquisa do PPGEDU: Políticas Públicas e Gestão da Educação, tomando em consideração pesquisas já desenvolvidas pelo Núcleo e referenciais bibliográficos de autores que estudam a temática em âmbito nacional e internacional. O mote dos estudos gira em torno do fato de que o professor da educação superior, além de uma formação específica que o habilite ao magistério de uma determinada disciplina ou área do conhecimento, também necessita ter domínio da competência pedagógico-didática e da dimensão político-educacional na qual está inserido. A análise dos referenciais pesquisados oportunizou refletir sobre a profissionalização docente na Educação Superior, particularmente quanto à necessidade de tornar mais significativo o processo de aprendizagem dos educandos, futuros profissionais, a partir da prática docente. Para a discussão da temática, utilizamos as categorias: formação docente, profissionalidade docente e processo educativo.

Palavras-chave : Educação Superior; Formação de Professores; Prática Docente na Educação Superior; Processos Educativos; Profissionalização Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )