SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Educação superior em tempos de crise: há espaço nas políticas de educação para a discussão do professor universitário?A trajetória recente da educação de pessoas jovens e adultas no Chile: inferências de um estudo comparado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MARTINS, Ernesto Candeias. O ideário científico-pedagógico de Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova e atual. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.363-383.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.5884.

Abordamos a figura de A. S. Faria de Vasconcelos, insígne representante do movimento da Escola Nova em Portugal, cujos princípios pedagógicos, por ele aplicados na escola de Bierges, na Bélgica, representaram a constituição do seu sistema psicopedagógico e ganharam expressão em suas obras, intervenções e realizações, com difusão na Europa e América Latina, em especial no período 1915-21. A partir de uma reflexão de caráter hermenêutico e do recurso a fontes primárias e secundárias, o texto propõe uma análise histórico-descritiva norteada pelos seguintes objetivos: i. analisar os fundamentos teório-práticos do sistema psicopedagógico, proposto por esse autor, e seus contributos à História da Educação - pedagogia contemporânea, educação popular, Movimento da Escola Nova; ii. compreender as bases pedagógicas da sua experiência em Bierges, particularmente quanto a sua inserção nos princípios do Movimento da Escola Nova e Ativa. Assim, realçamos os elementos fundamentadores da educação integral dos alunos e a ligação dos princípios pedagógicos do autor ao movimento de renovação pedagógico e à história da educação portuguesa. Concluimos com a observação de que Faria de Vasconcelos deve figurar com destaque entre os pedagogistas de primeira plana nacional e mundial.

Palavras-chave : Educação Integral; Escola Nova; Faria de Vasconcelos; Pedologia; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )