SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48O ideário científico-pedagógico de Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova e atualRepresentações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

CUNHA JUNIOR, Adenilson Souza; SOARES, Leôncio José Gomes  y  COLLADO, Violeta Rosa Acuña. A trajetória recente da educação de pessoas jovens e adultas no Chile: inferências de um estudo comparado. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.385-408.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.8396.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais abrangente defendida como tese no curso de doutorado latino-americano em educação, políticas públicas e profissão docente da Universidade Federal de Minas Gerais intitulada: Formação de professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA), no Brasil e no Chile: Um estudo comparado entre a Região de Valparaíso e o Estado da Bahia. Neste texto, nos limitamos em apresentar os dados que foram produzidos no período de estágio doutoral realizado no Chile. Considerando que a pesquisa acadêmica sobre a EPJA nesse país é incipiente e mantém uma relação direta com a pouca relevância que tem sido dada a essa modalidade enquanto política pública, o estudo em tela possibilitou coletar e sistematizar dados para análise, interpretação e comparação a partir da perspectiva metodológica da educação comparada, numa abordagem panorâmica sobre a trajetória recente da EPJA no país quanto a suas concepções, finalidades e inserção no âmbito da política educacional chilena. Evidenciamos que a perspectiva certificadora da EPJA no Chile acompanha as bases ideológicas da política neoliberal assumida pelo Estado, levando a crer que a modalidade deve cumprir apenas com a finalidade de integrar seus sujeitos ao mundo do trabalho e garantir a empregabilidade.

Palabras clave : Educação Comparada; Educação de Pessoas Jovens e Adultas; Política Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )