SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Representações sociais do componente curricular educação física: uma análise sobre os níveis de ensino fundamental e médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GONTIJO, Simone Braz Ferreira; FORTUNATO, Mariana Rocha  e  YAMANAKA, Juliana Harumi Chinatti. Política de permanência e êxito na educação superior: perspectivas docentes sobre a reprovação escolar. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.48, pp.431-449.  Epub 03-Jul-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n48.7845.

A reprovação na educação superior constitui o objeto de pesquisa deste artigo. Partiu-se do princípio de que a percepção docente sobre a reprovação influencia a intencionalidade da ação pedagógica e as políticas de permanência e êxito dos estudantes. A investigação valeu-se do modelo quanti-qualitativo para coleta, organização e análise dos dados. Na coleta documental, foram analisados os diários de classe do curso de Letras/Espanhol do IFB do período 2013-2016 (correspondente a um ciclo formativo) com a intenção de identificar quantidades e índices de reprovação em disciplinas e semestres letivos, representando o objetivo específico da pesquisa. Dos diários inferiu-se que a reprovação não manteve padrão preponderante. Na coleta de campo, foram realizadas entrevistas com os docentes do curso buscando compreender suas percepções em relação à reprovação, o que constituiu o objetivo geral da investigação. O corpus relativo à percepção dos professores foi submetido a um software de análise de dados textuais e apontou a existência de três categorias relativas às percepções docentes sobre reprovação: relação professor-estudante e sucesso acadêmico; motivadores da reprovação e sentido pedagógico; e reflexões sobre a prática pedagógica quanto à reprovação. Destaca-se a influência do relacionamento interpessoal como fator promotor do sucesso e o uso de estratégias de enfrentamento da reprovação que se configuram como políticas a serem adotadas para permanência e êxito, tais como: atendimento individualizado; monitoria; iniciação à docência e pesquisa; bolsas de assistência estudantil; acompanhamento pedagógico; espaços de estudos e investimento em formação docente.

Palavras-chave : Educação; Êxito; Percepções Docentes; Reprovação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )