SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49SOCIAL RESEARCHERS, DISSEMINATION AND CONSTRUCTION OF A POLITICAL AGENDA ON GENDER ISSUES IN ARGENTINA: THE CASE OF THE NATIONAL CAMPAIGN FOR THE RIGHT TO LEGAL, SAFE AND FREE ABORTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GUTIERREZ, José Alberto Castellanos; MORA, Ricardo Pérez  and  SANTIAGO, José Alberto Becerra. A UNIVERSIDADE NA MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO SOCIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13334.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13334.

O artigo faz uma análise do papel da universidade na mobilização do conhecimento para realizar a inclusão social. São revisadas algumas perspectivas teóricas sobre o conceito de inclusão social e a função que tem a universidade nessa questão. O enfoque metodológico se sustenta na categoria ‘mobilização do conhecimento’ como ferramenta analítica e heurística para para melhor compreensão do fenômeno. Entre as principais conclusões afirma-se a necessidade de que a universidade assuma um papel central na mobilização do conhecimento que garanta o empoderamento das classes vulneráveis. Um importante desafio é alcançar o equilíbrio entre as classes vulneráveis e as classes dominantes que contam com capitais econômicos e políticos que os permitem manter a ordem social que lhes beneficia. Mas, o principal desafio é que as mesmas classes vulneráveis se envolvam e se apropriem desse objetivo.

Keywords : Classes Vulneráveis; Inclusão Social; Mobilização do Conhecimento; Universidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )