SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49PESQUISADORES SOCIAIS, DIVULGAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA POLÍTICA SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA ARGENTINA: O CASO DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO AO ABORTO LEGAL, SEGURO E GRATUITO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GUTIERREZ, José Alberto Castellanos; MORA, Ricardo Pérez  e  SANTIAGO, José Alberto Becerra. A UNIVERSIDADE NA MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO SOCIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13334.  Epub 17-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13334.

O artigo faz uma análise do papel da universidade na mobilização do conhecimento para realizar a inclusão social. São revisadas algumas perspectivas teóricas sobre o conceito de inclusão social e a função que tem a universidade nessa questão. O enfoque metodológico se sustenta na categoria ‘mobilização do conhecimento’ como ferramenta analítica e heurística para para melhor compreensão do fenômeno. Entre as principais conclusões afirma-se a necessidade de que a universidade assuma um papel central na mobilização do conhecimento que garanta o empoderamento das classes vulneráveis. Um importante desafio é alcançar o equilíbrio entre as classes vulneráveis e as classes dominantes que contam com capitais econômicos e políticos que os permitem manter a ordem social que lhes beneficia. Mas, o principal desafio é que as mesmas classes vulneráveis se envolvam e se apropriem desse objetivo.

Palavras-chave : Classes Vulneráveis; Inclusão Social; Mobilização do Conhecimento; Universidade..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )