SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49THE MAKERSPACE IN UNIVERSITIES: POSSIBILITIES AND LIMITSAGREEING ON CRITERIA IN A FRAGMENTED SYSTEM. TENSIONS AROUND THE EVALUATION OF APPLIED RESEARCH AND TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT IN THE ORIGIN OF THE PROJECTS OF TECHNOLOGICAL AND SOCIAL DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LEON, Omar García Ponce de; CRUZ, Miriam de la  and  IZQUIERDO, Isabel. O PRESTÍGIO CIENTÍFICO DE PESQUISADORES NA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13369.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13369.

Para este artigo, estudamos os grupos de pesquisa de uma universidade pública do estado de Sinaloa, no México. O estudo se concentra em entrevistas em profundidade com acadêmicos que realizam pesquisas científicas nas áreas de Ciências Sociais, o que nos levou a aprender sobre práticas científicas, mobilidade do conhecimento e prestígio acadêmico. Perguntamos se a evolução e o prestígio do conhecimento estão relacionados à mobilização do conhecimento dos acadêmicos. As redes de colaboração permitem estabelecer formas de prestígio científico na prática do pesquisador. Perguntamos a nós mesmos que estratégias os cientistas têm para desenvolver prestígio por meio da mobilização do conhecimento e como os cientistas decidem suas colaborações nacionais e internacionais. O cientista moderno tem que lutar entre duas forças: por um lado, há a pressão do ambiente imediato (OROZCO; CHAVARRO, 2010), da universidade e da comunidade nacional. No caso mexicano, essa pressão está em instituições públicas, como o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e a Secretaria de Educação Pública (SEP). Há também uma pressão externa de publicação arbitrada, em periódicos de impacto. A prática científica desses pesquisadores é estabelecer relações com pares, cientistas nacionai e internacionais. Este artigo tem como hipótese que as pressões no desenvolvimento e produção da ciência diminuem a idéia de prestígio científico. A mobilização do conhecimento está em processo de institucionalização desigual em cada disciplina ou formas temáticas de organização da ciência atual.

Keywords : Cientistas; Mobilização de conhecimento; Prestígio; Produção Científica; Universidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )