SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49AGREEING ON CRITERIA IN A FRAGMENTED SYSTEM. TENSIONS AROUND THE EVALUATION OF APPLIED RESEARCH AND TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT IN THE ORIGIN OF THE PROJECTS OF TECHNOLOGICAL AND SOCIAL DEVELOPMENTTHE POLICY OF ACCESS, PERMANENCE AND GRADUATION IN KIRCHNER´S ADMINISTRATION (2003-2015) AND MACRI´S ADMINISTRATION IN ARGENTINA. SOME LINES FOR A CHARACTERIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ARIAS, Blanca Lizbeth Inguanzo; IRIARTE, Claudia Regina  and  NAPOLI, Mariángela Rocío. VALOR DO CONHECIMENTO E MODELO DE CIENCIA NACIONAL - OS CASO DE MÉXICO, HONDURAS E ARGENTINA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13365.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13365.

Este artigo analisa e reflete sobre o papel que três países - do norte, do centro e do sul da América - dão ao conhecimento. Se utiliza referencial teórico que deriva do pensamento latino-americano de ciência, tecnología e inovação e dos conceitos de ciência social politizada e mobilização do conhecimento desenvolvidos por Naidorf e outros autores. Apresenta-se um esboço do valor do conhecimento como princípio organizador e eixo de câmbio social, do valor da Universidade como espaço público e do modelo de ciência nacional em função de um modelo de Estado. A análise a partir de uma abordagem descritiva, comparativa e proativa é apresentada a partir dos indicadores propostos por Oscar Varsavsky para a orientação de um modelo nacional de ciência. Conclui-se que a produção de conhecimento deve gerar modelos alternativos de ciência frente às desigualdades palpáveis e latentes na América Latina.

Keywords : Ciência Social Politizada; Conhecimento; Latinoamérica; Modelo de ciência; Universidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )