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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GOMEZ, Sebastián. A POLÍTICA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO UNIVERSITÁRIA DURANTE A ADMINISTRAÇÃO KIRCHNERISTA (2003-2015) E MACRISTA (2015-2019) EM ARGENTINA. APONTAMENTOS PARA UMA CARACTERIZAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13416.  Epub 17-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13416.

O artigo aborda o tratamento do problema do acesso, permanência e conclusão no nível universitário por parte das administrações Néstor Kirchner (2003-2007), Cristina F. de Kirchner (2007-2011 e 2011-2015) e Mauricio Macri (2015-2019). A princípio, o texto dá conta dos principais aspectos do modelo político-econômico delineado após a crise social de 2001 na Argentina e das principais diretrizes da política universitária durante a gestão kirchnerista. Sugere-se que em seus primeiros anos manteve uma política inercial para o âmbito universitário, que foi revertida mais tarde. Assim, durante o ciclo de Cristina Kirchner implementou-se uma série de medidas para atender ao problema de acesso, permanência e conclusão que marcaram algumas rupturas quanto à lógica universitária neoliberal dos anos ’90, que na sequência se reflete sobre a administração de Macri (2015-2019). São repostos alguns traços políticos que permitem caracterizar o governo macrista como uma nova direita e se analisa o sinal regressivo de sua política universitária, particularmente no tratamento do acesso, permanência e conclusão universitário. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental. Além de documentos da Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação da Nação, se consideram projetos legislativos e debates, leis sancionadas para o nível do ensino superior, evolução e características dos programas de cobertura e declarações de funcionários públicos. Se conclui que a administração macrista adere ao modelo liberal da igualdade de oportunidades que implica reinstalar critérios meritocráticos nas políticas públicas e, particularmente, reduzir o direito à educação universitária por parte das maiorias populares.

Palavras-chave : Acesso; Egresso; Kirchnerismo; Macrismo; Permanência; Política Universitária..

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