SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49THE POLICY OF ACCESS, PERMANENCE AND GRADUATION IN KIRCHNER´S ADMINISTRATION (2003-2015) AND MACRI´S ADMINISTRATION IN ARGENTINA. SOME LINES FOR A CHARACTERIZATIONWHO ARE THE PEDAGOGUES THAT WORK IN THE PUBLIC EDUCATION INSTITUTIONS OF THE SRE OF OURO PRETO, MINAS GERAIS? THE PROFILE AND FOCUS TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CMHORTA, Carolina Horta. COLONIALIDADE DO PODER E ALTERIDADE NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA COLÔMBIA (1992-2018). Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e13333.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13333.

Este artigo tem como objetivo analisar a colonialidade do poder e a alteridade na política de ensino superior na Colômbia no período 1992-2018. A primeira parte trata de um quadro teórico e conceitual sobre a colonialidade do conhecimento, a alteridade, a mobilização social do conhecimento e sua criminalização. Na segunda parte, ele é contextualizado dentro da estrutura da política nacional de ensino superior da Colômbia para o período 1992-2008. O artigo concluí dizendo que a política de ensino superior na Colômbia, ao invés de promover a mobilização social do conhecimento, está se tornando um quartel da nobreza que reproduz campos de luta entre classes sociais.

Keywords : Colonialidade do poder; Alteridade; Política de Educação Superior; Colômbia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )