SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49THE COLONIALITY OF POWER AND ALTERITY IN THE POLICIES OF HIGHER EDUCATION IN COLOMBIA (1992-2018)OWN EDUCATORS TRAINING: AN EDUCATIONAL PRINCIPLE OFMOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LUCINDO, Nilzilene Imaculada  and  ARAUJO, Regina Magna Bonifácio de. QUEM SÃO OS PEDAGOGOS QUE ATUAM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO DA SRE DE OURO PRETO, MINAS GERAIS? OPERFIL E A FORMAÇÃO EM FOCO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e8164.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8164.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado cujo objetivo foi conhecer quem são os pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto / MG. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso de análise documental, questionário e entrevista para coletar os dados, com posterior tratamento das entrevistas pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que esses pedagogos têm na base de sua formação o curso de Magistério e são os especialistas de educação formados na vigência do Parecer CFE nº 252/69, quando o curso de Pedagogia estava estruturado por habilitações. Ao analisarmos a formação inicial que receberam identificamos que ela foi bem teórica, com pouco incentivo à pesquisa, e que o contato com o campo profissional se deu essencialmente a partir do estágio. A formação continuada da qual participam hoje não é específica para esses profissionais que atuam na coordenação pedagógica, demonstrando uma lacuna nessa formação.

Keywords : Curso de Pedagogia; Formação do Pedagogo; Pedagogo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )