SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49WHO ARE THE PEDAGOGUES THAT WORK IN THE PUBLIC EDUCATION INSTITUTIONS OF THE SRE OF OURO PRETO, MINAS GERAIS? THE PROFILE AND FOCUS TRAININGCHALLENGES OF INCLUSION IN THE CONTEMPORARY PROCESS OF EXPANSION OF BRAZILIAN HIGHER EDUCATION: DEMOCRATIZATION OR MASSIFICATION OF ACCESS? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SILVA, Cláudio Rodrigues da  and  RI, Neusa Maria Dal. FORMAÇÃO DOS PRÓPRIOS EDUCADORES: UM PRINCÍPIO EDUCATIVO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e7581.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7581.

Este texto aborda a formação de educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e tem como principal objetivo demonstrar que a formação dos próprios educadores é um princípio educativo essencial do projeto educacional desse Movimento. Articulada a outros princípios, a formação dos próprios educadores é fundamental para a educação dos Sem Terra, em conformidade com a pedagogia e as diretrizes político-econômicas do MST, que tem registrado avanços importantes nesse quesito recorrente na história da educação e presente em iniciativas teórico-práticas de diferentes movimentos sociais de trabalhadores desde o século XIX. Esta investigação está integrada a projeto mais amplo e foi efetuada a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os procedimentos realizados foram o levantamento, seleção e leitura de obras e textos relativos à temática e de documentos publicados pelo MST. Após, operouse a sistematização e interpretação dos dados coletados.

Keywords : Autoeducação; Educação em Movimentos Sociais; Educação e Trabalho; Formação de Professores; MST..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )