SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49OWN EDUCATORS TRAINING: AN EDUCATIONAL PRINCIPLE OFMOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)THE SPECIALIZED INSTITUTIONS IN RELATION TO GOAL 4 OF THE PNE 2014-2024: IMPLICATIONS FOR EDUCATIONAL MANAGEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CRUZ, Andreia Gomes da. DESAFIOS DA INCLUSÃO NO PROCESSO CONTEMPORÂNEO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMOCRATIZAÇÃO OU MASSIFICAÇÃO DO ACESSO?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e7949.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7949.

O artigo reflete sobre os desafios das políticas de acesso e permanência/ inclusão na educação superior brasileira, correlacionando-os com as atuais políticas de expansão. As investigações empreendidas neste trabalho decorrem das atividades desenvolvidas pela pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (Nepes), impulsionadas pelas hipóteses propostas na pesquisa de Produtividade Unesa (2017-2018) que examina os dados e as políticas públicas das instituições públicas - universidades e institutos federais - e privadas de educação superior, principalmente aquelas que não ofertam pesquisa e extensão. Para isso, utilizamos a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2016, bem como estudos bibliográficos no campo de educação superior.

Keywords : Acesso; Democratização; Educação Superior; Massificação; Políticas Públicas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )