SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49FORMAÇÃO DOS PRÓPRIOS EDUCADORES: UM PRINCÍPIO EDUCATIVO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)AS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E A META 4 DO PNE 2014-2024: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

CRUZ, Andreia Gomes da. DESAFIOS DA INCLUSÃO NO PROCESSO CONTEMPORÂNEO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMOCRATIZAÇÃO OU MASSIFICAÇÃO DO ACESSO?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e7949.  Epub 17-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7949.

O artigo reflete sobre os desafios das políticas de acesso e permanência/ inclusão na educação superior brasileira, correlacionando-os com as atuais políticas de expansão. As investigações empreendidas neste trabalho decorrem das atividades desenvolvidas pela pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (Nepes), impulsionadas pelas hipóteses propostas na pesquisa de Produtividade Unesa (2017-2018) que examina os dados e as políticas públicas das instituições públicas - universidades e institutos federais - e privadas de educação superior, principalmente aquelas que não ofertam pesquisa e extensão. Para isso, utilizamos a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2016, bem como estudos bibliográficos no campo de educação superior.

Palabras clave : Acesso; Democratização; Educação Superior; Massificação; Políticas Públicas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )