SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49CHALLENGES OF INCLUSION IN THE CONTEMPORARY PROCESS OF EXPANSION OF BRAZILIAN HIGHER EDUCATION: DEMOCRATIZATION OR MASSIFICATION OF ACCESS?WOMEN IN LISTENING TO CHILDREN: CONSIDERATIONS ABOUT THE PROFILE OF WHO RESEARCH WITH CHILDREN IN THE BRAZILIAN HUMAN AND SOCIAL SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BERNARDO, Elisangela da Silva  and  MELLO, Marcia Noronha de. AS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E A META 4 DO PNE 2014-2024: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e5587.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.5587.

A universalização do ensino básico, com a proposta de inclusão na escola regular de pessoas com deficiência, traz à tona o questionamento do papel das escolas especializadas, vistas como ambientes de segregação. O objetivo deste artigo é analisar algumas ações político-pedagógicas do Instituto Benjamin Constant para vencer tais desafios, a partir de relatos de experiência e revisão bibliográfica sobre o tema. Autores como Glat, Mantoan, Lück, Orrú e Beyer compõem o quadro referencial. O artigo inclui dados de pesquisa realizada nos anos de 2012 e 2013 no Instituto Benjamin Constant. Consideramos relevante a discussão da Meta 4 do PNE 2014-2024 para que se possa fazer uma avaliação do processo de inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares e uma reavaliação da importância das escolas especializadas como espaços educacionais eficazes para uma verdadeira inclusão social e laboral desse público.

Keywords : Escolas Especializadas; Gestão Educacional; Inclusão; Instituto Benjamin Constant..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )