SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49DESAFIOS DA INCLUSÃO NO PROCESSO CONTEMPORÂNEO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DEMOCRATIZAÇÃO OU MASSIFICAÇÃO DO ACESSO?MULHERES NA ESCUTA DE CRIANÇAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PERFIL DE QUEM PESQUISA COM CRIANÇAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BRASILEIRAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BERNARDO, Elisangela da Silva  y  MELLO, Marcia Noronha de. AS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E A META 4 DO PNE 2014-2024: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e5587.  Epub 17-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.5587.

A universalização do ensino básico, com a proposta de inclusão na escola regular de pessoas com deficiência, traz à tona o questionamento do papel das escolas especializadas, vistas como ambientes de segregação. O objetivo deste artigo é analisar algumas ações político-pedagógicas do Instituto Benjamin Constant para vencer tais desafios, a partir de relatos de experiência e revisão bibliográfica sobre o tema. Autores como Glat, Mantoan, Lück, Orrú e Beyer compõem o quadro referencial. O artigo inclui dados de pesquisa realizada nos anos de 2012 e 2013 no Instituto Benjamin Constant. Consideramos relevante a discussão da Meta 4 do PNE 2014-2024 para que se possa fazer uma avaliação do processo de inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares e uma reavaliação da importância das escolas especializadas como espaços educacionais eficazes para uma verdadeira inclusão social e laboral desse público.

Palabras clave : Escolas Especializadas; Gestão Educacional; Inclusão; Instituto Benjamin Constant..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )