SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49THE SPECIALIZED INSTITUTIONS IN RELATION TO GOAL 4 OF THE PNE 2014-2024: IMPLICATIONS FOR EDUCATIONAL MANAGEMENTEDUCATION OF BODIES AND SPORTIVIZATION OF LIFE: RATIONALITIES AND TECHNOLOGIES OF NEOLIBERAL GOVERNMENTALITY PRESENT ON THE ME ATHLETE WEBSITE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PRADO, Renata Lopes Costa  and  FREITAS, Marcos Cezar de. MULHERES NA ESCUTA DE CRIANÇAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PERFIL DE QUEM PESQUISA COM CRIANÇAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BRASILEIRAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e8427.  Epub Jan 17, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8427.

Os estudos sociais da infância evidenciam a intenção crescente de abordar diferentes temas sob a ótica das crianças. Salvo em casos muito específicos, crianças não participam da condução de pesquisas. Quem, então, as escuta, interpreta e amplifica suas vozes? Buscando responder a essa pergunta, realizou-se um levantamento dos artigos que relatam pesquisas com crianças nas áreas de Antropologia, Educação, Psicologia e Sociologia publicados por revistas brasileiras classificadas como Qualis A pela CAPES. Partindo das técnicas da análise de conteúdo, tais artigos foram, em seguida, categorizados, inclusive em relação às características de seus autores. Os números mostram que são, quase sempre, pesquisadoras mulheres. O artigo reflete sobre implicações desse entrelaçamento entre mulheres e crianças e argumenta ser fundamental fortalecer linhas de pesquisa direcionadas a apreender as maneiras pelas quais o fato das crianças se constituírem como uma “temática feminina” impacta o nosso conhecimento sobre infância e, mais indiretamente, a própria vida das crianças.

Keywords : Gênero; Infância; Pesquisa; Produção Acadêmica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )