SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49AS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E A META 4 DO PNE 2014-2024: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONALEDUCAÇÃO DOS CORPOS E ESPORTIVIZAÇÃO DA VIDA: RACIONALIDADES ETECNOLOGIAS DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL PRESENTES NO SITE EU ATLETA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PRADO, Renata Lopes Costa  e  FREITAS, Marcos Cezar de. MULHERES NA ESCUTA DE CRIANÇAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PERFIL DE QUEM PESQUISA COM CRIANÇAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BRASILEIRAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e8427.  Epub 17-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8427.

Os estudos sociais da infância evidenciam a intenção crescente de abordar diferentes temas sob a ótica das crianças. Salvo em casos muito específicos, crianças não participam da condução de pesquisas. Quem, então, as escuta, interpreta e amplifica suas vozes? Buscando responder a essa pergunta, realizou-se um levantamento dos artigos que relatam pesquisas com crianças nas áreas de Antropologia, Educação, Psicologia e Sociologia publicados por revistas brasileiras classificadas como Qualis A pela CAPES. Partindo das técnicas da análise de conteúdo, tais artigos foram, em seguida, categorizados, inclusive em relação às características de seus autores. Os números mostram que são, quase sempre, pesquisadoras mulheres. O artigo reflete sobre implicações desse entrelaçamento entre mulheres e crianças e argumenta ser fundamental fortalecer linhas de pesquisa direcionadas a apreender as maneiras pelas quais o fato das crianças se constituírem como uma “temática feminina” impacta o nosso conhecimento sobre infância e, mais indiretamente, a própria vida das crianças.

Palavras-chave : Gênero; Infância; Pesquisa; Produção Acadêmica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )