SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49EDUCAÇÃO DOS CORPOS E ESPORTIVIZAÇÃO DA VIDA: RACIONALIDADES ETECNOLOGIAS DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL PRESENTES NO SITE EU ATLETAEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE COMUNIDADES DE PRÁTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da  y  PONCONI, Bruna. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, RECONHECIMENTO E CONCEPÇÕES PLURAIS DE JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.49, e8192.  Epub 17-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n49.8192.

O artigo objetiva interpretar as relações entre escolarização e desigualdades, a partir da análise sistemática de estudos publicados em periódicos brasileiros da área de Educação. Trata-se de um estudo teórico realizado em artigos publicados entre 2011 e 2015, no qual, além de um levantamento das recorrências quantitativas, realizou-se um mapeamento das referências qualitativas, dentre as quais verificou-se dois grandes traços interpretativos. No que tange à esfera de produção e atuação do Estado, os estudos demonstraram uma transformação nos princípios políticos que compuseram, ao longo da história, a pauta pública dos Estados Nacionais. Quanto às políticas, os autores identificaram a existência de uma convergência no que se refere ao reconhecimento da diversidade sociocultural no contexto das políticas educacionais, mesmo em formações sociais marcadas por injustiças, em detrimento a posições discriminatórias ou excludentes.

Palabras clave : Desigualdades; Justiça Social; Políticas Educacionais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )