SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50FULL-TIMECHILDHOOD EDUCATION: “NEED-BASED EDUCATION” OR RIGHT?PLAYING ON EDUCATIONAL POLICIES AND EARLY CHILDHOOD PROFESSIONALS TRAINING - PORTUGAL (1997-2017) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PLAISANCE, Eric. PRIMEIRA INFÂNCIA E RECONHECIMENTO. ANÁLISES A PARTIR DA OBRA DE AXEL HONNETH. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e13998.  Epub Jan 27, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.13998.

O conceito de reconhecimento é central na obra do filósofo e sociólogo alemão Axel Honneth. Não é o reconhecimento no sentido da percepção das coisas ou dos seres, mas o reconhecimento moral e intersubjetivo das pessoas, que segundo Honneth é o núcleo do laço social. O primeiro nível deste reconhecimento concerne às relações afetivas e se inicia nas relações entre a criança, a mãe e o meio ambiente circundante. Neste texto, eu me proponho aprofundar e completar as análises de Honneth sobre os processos de reconhecimento, distinguindo vários aspectos: o reconhecimento da idade específica da primeira infância no curso da história; o reconhecimento moderno da criança pequena e mesmo do bebê como uma “pessoa” e do seus lugares nas instituições tais como creches, jardins de infância, escolas maternais (tomando o exemplo da França depois da segunda guerra mundial); os processos de reconhecimento mútuo entre essas mesmas crianças (por exemplo, por meio das atividades de cooperação nos jogos); o reconhecimento interativo dessas crianças com deficiências e com diversas dificuldades na problemática internacional, atual, da educação inclusiva.

Keywords : Educação Inclusiva; Interação; Laço Social; Primeira Infância; Reconhecimento..

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )