SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50O BRINCAR NAS POLÍTICAS EDUCATIVAS E NA FORMAÇÃODE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃODE INFÂNCIA - PORTUGAL (1997-2017)TEATRO COM BEBÊS: NARRANDO VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

VOLTARELLI, Monique Aparecida. EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CULTURAIS E INFÂNCIA: DIÁLOGOS COM AS PRODUÇÕES SUL-AMERICANAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e13985.  Epub 27-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.13985.

A grande diversidade da América do Sul, em seus diversos países e diversas histórias, está mergulhada numa variedade de contextos que mescla linguagens, trajetórias políticas, econômicas, sociais e composições étnicas que perpassam a vida das crianças. Essa característica tem demandado esforços dos pesquisadores que focalizam as crianças como agentes sociais e produtoras de cultura, levando em consideração tais conceitos na compreensão da realidade sociocultural em que estão inseridas. A partir de uma investigação exploratória sobre os estudos e produções científicas da Sociologia da Infância na América do Sul em países hispano-falantes (VOLTARELLI, 2017), este artigo visa analisar as temáticas educacionais identificadas nas pesquisas com e sobre as crianças, considerando os contextos culturais, bem como apontar aspectos da educação nas produções dos países nos quais a presença do campo foi identificada com maior densidade. Aponta-se que os contextos culturais em que as crianças estão imersas, juntamente com as políticas sociais e educacionais direcionadas à infância, configuram as experiências nas instituições educativas, sendo importante considerar a diversidade e a multiplicidade das infâncias nos processos educativos.

Palavras-chave : América do Sul; Contextos Culturais; Educação; Infâncias..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )