SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CULTURAIS E INFÂNCIA: DIÁLOGOS COM AS PRODUÇÕES SUL-AMERICANASO USO DE FILMES PARA OBTER COMPREENSÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: DUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

LOPES, Jader Janer Moreira  y  PEREIRA, Luiz Miguel. TEATRO COM BEBÊS: NARRANDO VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e14014.  Epub 27-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14014.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os estudos contemporâneos no campo da infância, tendo como recorte central a pesquisa com bebês. Conceitualmente, assumimos por bebês o desenho estabelecido nas legislações e na área acadêmica que envolve a primeira infância, ou seja, do nascimento até 36 meses. O trabalho situou-se na interface das vivências dos bebês e suas enunciações, possibilitadas pelas atividades cênicas que assumimos e denominamos como teatro com bebês, que consistiu na oferta de um ambiente pensado para recebê-los, criando uma situação social em que se potencializaram suas atividades criadoras. Metodologicamente, a pesquisa com os bebês foi feita no espaço da educação infantil da Escola Nossa, em Niterói, Rio de Janeiro. Como principais conclusões mencionamos a potência que o teatro com bebês promove quando em interação com os adereços cênicos; suas enunciações enquanto, ao mesmo tempo, atores e plateia a partir da oferta cênica vinculada diretamente ao ato de brincar apresentam acontecimentos irrepetíveis e portadores de vivências que possibilitam seus protagonismos.

Palabras clave : Estudos da Infância; Pesquisa com Bebês; Teatro com Bebês; Teoria Histórico-Cultural..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )