SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50THEATER WITH BABIES: NARRATING EXPERIENCES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONCHILDREN AND CHILDHOOD IN THE INTERFACE OF SOCIALIZATION. ISSUES TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

HADDAD, Lenira. O USO DE FILMES PARA OBTER COMPREENSÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: DUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e14016.  Epub Jan 27, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14016.

Este artigo apresenta duas abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa que utilizam filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil. Uma refere-se à etnografia visual e multivocal desenvolvida por Tobin e colaboradores, que deu origem à clássica obra Educação infantil em três culturas: Japão, China e Estados Unidos (2008); outra, menos conhecida, trata-se do SOPHOS, acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme - Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem, desenvolvida e testada por duas dinamarquesas: Hensen e Jensen (2004) para uma pesquisa transnacional europeia retratada em livro de Cameron e Moss (2007). Embora SOPHOS se inspire na pesquisa de Tobin, apresenta diferenças substantivas quanto aos objetivos perseguidos. Essas diferenças e suas implicações epistemológicas e metodológicas são discutidas e ilustradas por meio da descrição das respectivas pesquisas.

Keywords : Educação Infantil; Etnografia Visual e Multivocal; Filmes; Práticas Pedagógicas; Sophos; Tobin..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )