SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50O USO DE FILMES PARA OBTER COMPREENSÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: DUAS ABORDAGENS METODOLÓGICASRELAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O COMPARTILHAMENTO DO CUIDADO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GOMES, Lisandra Ogg  e  AQUINO, Ligia Maria Leão de. CRIANÇAS E INFÂNCIA NA INTERFACE DA SOCIALIZAÇÃO. QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e14092.  Epub 27-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14092.

De um lado, teorias e documentos acerca das crianças as legitimam como sujeitos de direitos e agentes sociais, e ainda que haja um hiato entre discursos e práticas para a infância, crianças e sociedade, já é possível perceber que as crianças devem ser o centro do trabalho político e pedagógico. De outro lado, as atuais teorias de socialização apontam para um processo que é significado pelos indivíduos, implicando tensões e determinações, ações e discursos contraditórios e difusos e embates de interesses e interações entre gerações, indivíduos e instituições. A escola de educação infantil, os grupos de pares, a família e a mídia são instituições importantes na infância, porque possibilitam para as crianças encontros, participações e atuações sociais. Com este texto, pautado no referencial teórico dos Estudos da Infância, pretendemos tratar das dinâmicas e articulações entre crianças e seus processos de socialização, com o propósito de oferecer uma contribuição sobre os sentidos socioculturais produzidos nessa interface.

Palavras-chave : Crianças; Infância; Processos de Socialização..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )