SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50CHILDREN AND CHILDHOOD IN THE INTERFACE OF SOCIALIZATION. ISSUES TO EARLY CHILDHOOD EDUCATIONAPERSPECTIVE ON BABIES’ ADAPTATION TO A CHILD EDUCATION CENTER AND THE USE OF TRANSITIONAL OBJECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SILVA, Isabel de Oliveira e  and  LUZ, Iza Rodrigues da. RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O COMPARTILHAMENTO DO CUIDADO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e14110.  Epub Jan 27, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14110.

O objeto deste artigo é a relação entre famílias e a instituição de Educação Infantil (IEI) e buscou responder à seguinte pergunta: que significados os familiares constroem sobre a frequência de suas crianças à IEI? O enfoque adotado foi o da análise compreensiva do fenômeno das relações entre famílias e escola, com o propósito de elucidar as possibilidades do compartilhamento do cuidado e educação de bebês e crianças de 0 a 5 anos como função da Educação Infantil. A pesquisa, de caráter qualitativo, abrangeu diferentes instrumentos de construção de dados, dentre os quais a realização de grupos focais com familiares, que constituem as fontes empíricas analisadas neste artigo. A categoria central discutida é o compartilhamento e seus elementos constitutivos. Como resultados, a pesquisa revelou que o compartilhamento do cuidado e educação das crianças apresenta dimensões espaço-temporais que extrapolam os tempos e espaços da escola e se relaciona com processos de construção da confiança, segurança e bem-estar de crianças e adultos.

Keywords : Compartilhamento; Educação Infantil; Famílias..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )