SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50CRIANÇAS E INFÂNCIA NA INTERFACE DA SOCIALIZAÇÃO. QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTILUM OLHAR SOBRE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS A UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DE OBJETOS TRANSICIONAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Isabel de Oliveira e  e  LUZ, Iza Rodrigues da. RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIAS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O COMPARTILHAMENTO DO CUIDADO E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e14110.  Epub 27-Jan-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14110.

O objeto deste artigo é a relação entre famílias e a instituição de Educação Infantil (IEI) e buscou responder à seguinte pergunta: que significados os familiares constroem sobre a frequência de suas crianças à IEI? O enfoque adotado foi o da análise compreensiva do fenômeno das relações entre famílias e escola, com o propósito de elucidar as possibilidades do compartilhamento do cuidado e educação de bebês e crianças de 0 a 5 anos como função da Educação Infantil. A pesquisa, de caráter qualitativo, abrangeu diferentes instrumentos de construção de dados, dentre os quais a realização de grupos focais com familiares, que constituem as fontes empíricas analisadas neste artigo. A categoria central discutida é o compartilhamento e seus elementos constitutivos. Como resultados, a pesquisa revelou que o compartilhamento do cuidado e educação das crianças apresenta dimensões espaço-temporais que extrapolam os tempos e espaços da escola e se relaciona com processos de construção da confiança, segurança e bem-estar de crianças e adultos.

Palavras-chave : Compartilhamento; Educação Infantil; Famílias..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )