SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50RELATIONSHIPS BETWEEN FAMILIES AND INSTITUTIONS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: THE SHARING OF CARE AND CHILDREN’S EDUCATIONTHE RESPONSIBILITY PRINCIPLE AND EDUCATION: FREIREAN CONTRIBUTIONS TOA PEDAGOGICAL UNDERSTANDING OF THE HEURISTIC OF FEAR IN HANS JONAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões  and  NEGRAO, Tatiane Peres Alves. UM OLHAR SOBRE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS A UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DE OBJETOS TRANSICIONAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e13320.  Epub Jan 27, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.13320.

O período de adaptação de crianças de zero a três anos e onze meses de idade aos centros educacionais infantis é desafiador, uma vez que todos os envolvidos no trabalho pedagógico ficam imersos em impressões e expectativas sobre esse processo no ambiente escolar. Apresentamos, neste artigo, resultados obtidos em pesquisa de mestrado que tomou como sujeitos quatro docentes que atuam em duas turmas de Berçário II, no uso de metodologia de abordagem qualitativa cuja coleta de dados baseou-se em: i. observação sistemática realizada no período de adaptação a um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal da cidade de São Paulo; ii. entrevista semiestruturada e iii. dois círculos de cultura. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o período de adaptação de bebês e crianças bem pequenas e o uso dos objetos transicionais durante a fase de inserção da criança em um CEI localizado na cidade de São Paulo. A questão central que permeou o estudo foi: Quais os usos e contribuições dos objetos transicionais no processo de adaptação de bebês e crianças em CEI? Desta, outros questionamentos emergiram: De que maneira se deu o processo de adaptação dos bebês e crianças bem pequenas ao CEI? As professoras permitiram que as crianças desfrutassem de objetos transicionais nesse período? Quais foram os objetos utilizados por elas? Que sentimentos as crianças manifestaram ao manipulá-los? O estudo fundamentou-se em autores da Pedagogia Crítica e da Psicanálise. Os resultados evidenciaram que, mediante o choro constante das crianças, os/as docentes se desdobravam para consolá-las. Os bebês e crianças bem pequenas que recorreram a objetos de apego acalmaram-se mais rápido, adormeceram antes das demais e adaptaram-se com maior facilidade à rotina do CEI, demonstrando segurança e conforto.

Keywords : Centro de Educação Infantil; Objetos Transicionais; Período de Adaptação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )