SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50UM OLHAR SOBRE O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS A UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DE OBJETOS TRANSICIONAISTENDÊNCIAS E DESAFIOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO COMPARADA: ENTREVISTA COM JÜRGEN SCHRIEWER índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

PEROZA, Juliano. O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE E A EDUCAÇÃO: APORTES FREIRIANOS PARA UMA COMPREENSÃO ECOPEDAGÓGICA DA HEURÍSTICA DO TEMOR EM HANS JONAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.50, e8485.  Epub 27-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n50.8485.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a ética da responsabilidade do filósofo alemão Hans Jonas, especificamente a partir da sua concepção de heurística do temor em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. A reflexão objetiva compreender a expressão heurística do temor a fim de interpretar a contribuição do seu significado com algumas proposições pedagógicas para contribuir com as discussões sobre ética, responsabilidade e a ação educativa. A metodologia da abordagem é de cunho bibliográfico e hermenêutico. Discute-se que a educação pode assumir essa tarefa de produção intencional da representação dessa imagem do temor que ainda não foi experimentado, de modo que a mesma traduza em aspectos político-pedagógicos seus reais propósitos de problematizar conjunturas e conscientizar a partilha global da responsabilidade. Propõe-se, com base em Paulo Freire, uma educação conscientizadora, uma ecopedagogia para a cidadania planetária.

Palabras clave : Conscientização; Ecopedagogia; Educação; Ética da Responsabilidade; Heurística do Temor..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )