SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51BUY YOUR FUTURE! THE CURRENT SCENARIO OF THE MERCANTILIZATION OF PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SILVA, Priscila Juliana da; ROMANOWSKI, Joana Paulin  and  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA ELABORAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e8703.  Epub Jan 29, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8703.

Este artigo analisa a relação teoria e prática no processo de elaboração de saberes na formação do professor de Física. A finalidade é compreender as concepções dessa relação expressas nas práticas formativas. Toma por base os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um curso de Licenciatura em Física, no uso de metodologia de abordagem qualitativa vazada em dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso e análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e do Regulamento da Prática Pedagógica. A análise dos dados toma a proposta de Bardin (1999), atendendo os passos de pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. As conclusões apontam que as práticas formativas na Licenciatura em Física expressam contradições entre o projeto do curso e os saberes elaborados.

Keywords : Formação de Professores; Licenciatura em Física; Relação Teoria e Prática; Saberes Docentes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )