SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51COMPRE O SEU FUTURO! OCENÁRIO ATUAL DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SILVA, Priscila Juliana da; ROMANOWSKI, Joana Paulin  y  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA ELABORAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e8703.  Epub 29-Ene-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8703.

Este artigo analisa a relação teoria e prática no processo de elaboração de saberes na formação do professor de Física. A finalidade é compreender as concepções dessa relação expressas nas práticas formativas. Toma por base os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um curso de Licenciatura em Física, no uso de metodologia de abordagem qualitativa vazada em dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso e análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e do Regulamento da Prática Pedagógica. A análise dos dados toma a proposta de Bardin (1999), atendendo os passos de pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. As conclusões apontam que as práticas formativas na Licenciatura em Física expressam contradições entre o projeto do curso e os saberes elaborados.

Palabras clave : Formação de Professores; Licenciatura em Física; Relação Teoria e Prática; Saberes Docentes..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )