SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51COMPRE O SEU FUTURO! OCENÁRIO ATUAL DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Priscila Juliana da; ROMANOWSKI, Joana Paulin  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA ELABORAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e8703.  Epub 29-Jan-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8703.

Este artigo analisa a relação teoria e prática no processo de elaboração de saberes na formação do professor de Física. A finalidade é compreender as concepções dessa relação expressas nas práticas formativas. Toma por base os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um curso de Licenciatura em Física, no uso de metodologia de abordagem qualitativa vazada em dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso e análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e do Regulamento da Prática Pedagógica. A análise dos dados toma a proposta de Bardin (1999), atendendo os passos de pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. As conclusões apontam que as práticas formativas na Licenciatura em Física expressam contradições entre o projeto do curso e os saberes elaborados.

Palavras-chave : Formação de Professores; Licenciatura em Física; Relação Teoria e Prática; Saberes Docentes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )