SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51MAESTRÍA EN EDUCACIÓN: LOS IMPACTOS DE LA FORMACIÓN DE LOS PROFESORES DE LA REGIÓN DE LA CHIQUITANIA-BOLIVIAA EDUCAÇÃO NA INTERNACIONAL COMUNISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SANTIAGO, Flávio; SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de  y  FARIA, Ana Lúcia Goulart de. PEDAGOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL E NA ITÁLIA: A CRIANÇA EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS MARCADOS HISTORICAMENTE PELO RACISMO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e13481.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.13481.

Este artigo busca, a partir dos estudos pós-coloniais, da sociologia das relações raciais e de dados de pesquisas bibliográficas acerca das culturas infantis, problematizar a educação das crianças pequenas em contextos históricos e sociais marcados por processos de racialização. Trata-se de inquietações que emergem de pesquisas realizadas em um contexto transnacional Brasil-Itália, preocupadas em compreender o lugar das crianças no debate a respeito de cidadania e direitos, tendo em vista realidades marcadas pela imigração e por históricas relações étnico-raciais que resultam em fenômenos sociais, culturais e políticos pautados na segmentação e segregação social e racial. No contexto italiano, analisa-se a Educação Infantil e os desafios que o movimento migratório das últimas décadas coloca para as creches e pré-escolas, em termos interculturais. No Brasil, retoma-se a trajetória histórica de construção de uma pauta político-educacional que envolva a diversidade cultural e étnico-racial, frente à monoculturalidade, encaminhando perspectivas no campo da interculturalidade. Com base nas análises, pode-se destacar que os efeitos do racismo são semelhantes entre os dois países, pois correspondem a uma forma de estruturação da sociedade, mas com características distintas em sua forma de segregação e hierarquização, colocando um desafio à construção de práticas pedagógicas para a infância nos dois países.

Palabras clave : Crianças Pequenininhas; Infâncias; Interculturalidade; Pedagogia da Infância; Racismo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )